Parque Estadual do Caracol

O Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação brasileira situada na região sul, no Estado do Rio Grande do Sul, no Município de Canela.

Com matas fechadas em suas proximidades, é formada pelo arroio de mesmo nome, que despenca em queda livre de 131 metros por rochas basálticas da Formação Serra Geral, formando a Cascata do Caracol. Um conjunto paisagístico de rara beleza, se tornando o segundo ponto turístico mais visitado do sul do Brasil.

Nos anos 50, toda a área foi desapropriada para a criação do Parque Estadual do Caracol, sendo que dos 100 hectares, apenas 25 são destinados ao turismo. O restante da área é totalmente preservado.

Como a fauna circula pelo parque, os caçadores circulam pelo entorno. Então o parque acaba sendo uma pequena ilha para a fauna. Vê-se muita fauna silvestre, nativa, por exemplo, veado, graxaim, as cotias, e outros roedores.

Os visitantes já na entrada do parque sentem o ar puro proporcionado pela vegetação fechada que só é repartida pelas trilhas ecológicas. O Parque do Caracol é de fácil visitação, placas indicativas estão por todos os lados dando a oportunidade das pessoas escolherem o melhor trajeto e o local que quer visitar. O ponto de maior curiosidade, a cascata normalmente é a primeira parada. A vista da Cascata pode ser apreciada através do mirante cercado com plena segurança e ainda por alguns metros por uma trilha, também cercada para quem quer uma lembrança do local de ângulo diferente.

Ao passar o dia no parque pode-se desfrutar das churrasqueiras cobertas, com mesa e bancos, próximas a banheiros, e por volta um imenso gramado dando vida e paz interior.

Rodovia RS 466, km 0, s/n - Caracol, Canela - RS(Final da rodovia)
parquedocaracol@canela.rs.gov.br
(54) 3278-3035

Fotos

Atrativos

Cascata do Caracol
Observatório Ecológico
Trilhas Ecológicas
Centro Histórico Ambiental
Escada da Perna Bamba
Estação Sonho Vivo

Horário de Funcionamento

Todos os dias, das 9h às 17h30min

Localização